Volta Internacional da Pampulha
20 dezembro, 2019
Volta Internacional da Pampulha 2020
3 abril, 2020

A prática da corrida envelhece as pessoas?

Leia essa matéria recentemente publicada pelo THE GUARDIAN.

 

A corrida tem sido associada a benefícios à saúde, desde o fortalecimento dos ossos (até os joelhos) até a melhoria da saúde mental. Agora, em outro benefício para nós, os cientistas descobriram que pode voltar no tempo.

Pesquisadores do University College London e do Barts Health NHS Trust rastrearam um grupo de 138 maratonistas e, usando ressonância magnética e ultra-som, calcularam a “idade biológica” de suas aortas (a maior artéria do corpo) antes e após o treinamento. À medida que envelhecemos, a aorta pode endurecer, levando a um risco aumentado de doença cardíaca, falha ou derrame. Segundo a pesquisa, o treinamento para uma maratona pode não apenas reduzir, mas até reverter isso – neste estudo, por impressionantes quatro anos.

É especialmente encorajador, uma vez que todos os participantes foram corredores de maratona iniciantes, com tempos de acabamento entre 4,5 e 5,5 horas – muito semelhantes à média do Reino Unido. Portanto, para quem se sente inspirado a treinar para uma maratona como resultado da pesquisa, eis o que você precisa saber.

 

Comece devagar

“Treinar para sua primeira maratona pode parecer assustador, mas, com paciência e um plano, é um desafio realizável”, diz Tom Craggs, técnico da England Athletics. “Garanta tempo suficiente para construir de forma sustentável. Se você é novo na corrida, desenvolva uma mistura paciente de corrida e caminhada ”, diz Craggs.

 

Que equipamento eu preciso?

Correr é – em teoria, de qualquer maneira – muito barato, mas a única coisa em que vale a pena investir é o par certo de tênis e, para as mulheres, um sutiã esportivo que apóia adequadamente. É aconselhável analisar sua marcha, o que envolve correr em uma esteira por alguns minutos, para que os especialistas possam sugerir sapatos que ofereçam o suporte adequado.

 

Como estruturar o treinamento

Os planos para maratonas para iniciantes geralmente duram 16 semanas. O objetivo do longo prazo semanal é aumentar o “tempo em pé”. Portanto, não se preocupe com o ritmo, mas mantenha um tempo definido. Mas não se preocupe muito com isso. “Seu corpo gosta de rotina e consistência”, diz Craggs.

 

Encontre amigos em execução

Seja seu clube de corrida local ou um amigo que se inscreve com você, os colegas de corrida são brilhantes em motivação e confiança. Não acha que precisa ser rápido para ingressar em um clube (muitos programas de execução são especificamente para iniciantes) ou se deixar levar pelo custo (as taxas anuais podem ser tão baixas quanto 20 libras).

Preciso mudar meu estilo de vida?

Não, e você não precisa de shakes ou suplementos caros de proteína. “Apenas se concentre em uma dieta saudável e variada e em obter um sono consistente e de alta qualidade”, diz Craggs. O fortalecimento juntamente com exercícios educativos é um grande aliado da sua performance.

 

Preciso fazer preparação mental?

Isso acontecerá naturalmente enquanto você treina. É difícil motivar-se em uma manhã gelada de inverno, mas essa resistência mental é o que você precisará para percorrer cerca de 42 quilômetros, para que essas corridas treinem seu cérebro e suas pernas.