A alimentação e a sua influência no desempenho do atleta
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Preparando para a Volta Internacional da Pampulha?

DICAS DA NUTRI QUE CORRE!!

A uma semana da VIP como está sua alimentação?

É  importante que ao iniciar uma prova de endurance que você esteja com um bom estoque de glicogênio muscular e hepático (suas reservas), afim de  postergar ou evitar a fadiga e melhorar  seu desempenho.

Durante seus exercicios com duração de mais de 90 minutos, os estoques de glicogênio muscular são progressivamente reduzidos.

“A concentração de glicogênio no músculo depende da dieta, sabemos que com a manipulação dietética, o atleta pode melhorar a capacidade de exercício em aproximadamente 20%. Além de fornecer substrato para a produção de energia, agora é reconhecido que a disponibilidade de glicogênio modula diretamente a função contrátil.”

A quantidade, o tipo de carboidrato e o momento (antes, durante e depois do exercicio) estão relacionados com resultado desejado. A quantidade de carboidrato vai depender do momento e da intensidade do exercicio.

Uma mistura de carbo de alto, médio e baixo índice glicêmico para antes e/ou durante a atividade física, tem o intuito de manter os estoques de glicogênio e a glicemia. Os carboidratos de altos indices pós exercicio são para repor os estoques de glicogênio.

Uma boa dica  é aumentar o consumo de carbo não só no jantar de véspera, mas tambem nos momentos chaves, como pós treino.

Sucesso na VIP 2019 e beijos da nutri!

 

Roberta Morais                                         

 Nutricionista clínica e esportiva

 mãe e corredora da PULSAR

 

Acompanhem as dicas semanais sobre nutrição clínica e esportiva com Roberta Morais na pulsarbh.com.br

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 Nutricionista Roberta Morais