Correr todos os dias melhora a sua performance?
20 outubro, 2017
O sonho de correr uma prova!
4 novembro, 2019

É importante correr junto com outros?

A prática de atividade física quando realizada em grupo, não somente a corrida mas também várias outras, é considerada uma das formas mais eficazes na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A procura pelo treinamento técnico e especializado em prática da corrida de rua cresce em todo mundo.
O fenômeno ocorre não apenas pela extraordinária sensação de prazer proporcionada pela atividade mas, também, por simplesmente ser exercida juntamente com outros atletas que possuem o mesmo objetivo.
A experiência através dos anos nos mostra que é grande a quantidade de pessoas que iniciam uma atividade física individualmente e acabam por abandoná-la prematuramente por se sentirem desmotivados.

Quando pratica-se a corrida em grupo, verifica-se um turbilhão de necessidades humanas sendo satisfeitas que as tornam fieis à atividade. As satisfações vão desde a segurança proporcionada pela sensação de bem-estar físico e emocional, uma maior disposição para as rotinas do dia-a-dia, melhoria geral da saúde e até o sentimento de autoestima elevada por, essencialmente, fazer parte de um grupo em que você é aceito e, da mesma forma, aceita outros.

Incentivo para superar desafios
Outro fator que integra o indivíduo ao grupo são os desafios que surgem junto com a prática da corrida. Quando são vencidos, há o reconhecimento dos colegas e do técnico. A corrida e seus êxitos deixam de ser solitários e passam a ser compartilhados com todos do grupo. Em vez de você ter que vencê-los sozinho e não ter seu esforço reconhecido, você tem colegas que lhe incentivam o tempo todo e celebram juntos suas vitórias.

Sentimento de solidariedade
Quando se está em um grupo, além do incentivo há o sentimento de solidariedade despertado no atleta.
Apenas para ilustrar o quanto esse incentivo é importante, veja o que ocorreu recentemente em um evento de corrida.
O colega que corria junto com outro, chegava ao fim da prova primeiro e ao se aproximar da linha de chegada, surpreendentemente, não o abandonou. Ele, simplesmente, deu as costas a todos que ali na chegada lhe aguardavam e, em um emocionante gesto de companheirismo e solidariedade, retornou ao encontro do seu colega que já se sentia exausto para ajudá-lo e assim cruzarem juntos a linha de chegada.
Esse é o valor de se estar em equipe e saber que pode contar sempre com seu colega nos seus momentos de dificuldade.

Relacionamento
Eis ai um dos grandes benefícios de se treinar em grupo. A socialização!
O relacionamento com pessoas que compartilham do mesmo objetivo, conscientes do bem-estar que a corrida proporciona, contribui muito para a melhoria da qualidade de vida de todos. Ali trocam-se experiências, programam-se reuniões, eventos, festividades, inscrições em provas e juntos viajam participando de provas pelo mundo.

Marcia Maria Gonçalves
É corredora, personal trainer,
dona de casa e técnica da
PULSAR RUNNING