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Correr todos os dias melhora a sua performance?

Muita gente treina para mandar bem nas competições. E atualmente, as provas para corredores amadores nas maiores cidades do país estão cada vez mais disputadas. Confira abaixo duas dúvidas comuns entre os bons corredores e acerte em treinos e corridas, sem se machucar para continuar mandando bem. A regularidade nos treinos – meses e anos sem lesões sérias – é a “Caixa de Pandora” da corrida.

Provas têm tido disputas cada vez mais acirradas entre os amadores (Foto: iStock Getty Images)Provas têm tido disputas cada vez mais acirradas entre os amadores (Foto: iStock Getty Images)

Provas têm tido disputas cada vez mais acirradas entre os amadores (Foto: iStock Getty Images)

1. Correr todo dia é bom para performance?

Isso é uma questão individual. Alguns vão conseguir tolerar uma determinada quantidade de treino e outros não. De uma maneira geral, a maioria dos bons corredores amadores treinam corrida entre 3 e 5 vezes por semana, e essa frequência geralmente permite um equilíbrio sadio entre treino, vida pessoal e trabalho. E é justamente esse ponto que você tem que levar em consideração, o quanto você se desgasta nas tarefas do dia. O Mo Farah, por exemplo, que é um corredor inglês profissional bastante conhecido no meio, tem a vida girando em torno da corrida. Ele acaba o treino, se alimenta adequadamente, faz uma massagem e vai descansar para treinar de novo no mesmo dia ou no dia seguinte. Mas você trabalha 8 horas por dia, tem que pegar o filho no colégio, dar atenção em casa e por aí vai. Você precisa adequar-se a sua realidade, treinar demais é o erro mais comum dos corredores e “pai das lesões”.

E se você ta pensando em começar a treinar corrida e quer se tornar um bom corredor mais para frente, uma boa estratégia é treinar dia sim dia não.

Depois de uma prova dura, é melhor pegar leve nos treinos seguintes para evitar lesões (Foto: Getty Images)Depois de uma prova dura, é melhor pegar leve nos treinos seguintes para evitar lesões (Foto: Getty Images)

Depois de uma prova dura, é melhor pegar leve nos treinos seguintes para evitar lesões (Foto: Getty Images)

2. Quanto tempo devo descansar após um bom desempenho na prova?

Isso, claro, depende da prova que você correu. É importante ter em mente que o seu ciclo de preparação para uma prova acaba com os seus treinos de recuperação após a prova. Não force a barra nesse período, você tem muito pouco a ganhar acelerando esse descanso. Pode acontecer de você se sentir muito bem, com aquela sensação de que já pode voltar ao normal. Mas acredite, vale à pena esperar um pouco, você recupera melhor a sua musculatura e fica mais forte para começar o próximo ciclo.